TeleHistória
 
O que você procura?
  
HOME TWITTER ORKUT YOU TUBE R7
TV de A a Z »
0-9 | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | L | K | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

TH NEWS  »  CADÊ VOCÊ?  
  RUVIN SINGAL

Descrição
Quinzenal. Publicada às sextas

Sobre o autor
Advogado e professor da Universidade Mackenzie, Mestre em Educação, História da Arte e História da Cultura. Pesquisador em teledramaturgia, apaixonado pela arte brasileira

  INICIAL DE COLUNAS | NOTÍCIAS | COLUNAS | PODCASTS | VÍDEOS | ESPECIAIS

EM DESTAQUE Visite o portal Bebidas e Afins, o mais novo integrante da família Tele História
 
 
Sexta-feira | 20 de junho de 2008 | 15:57
 
 
 
Onde anda você? Márcia Maria

 
 
Enviar Imprimir Adicionar aos favoritos Tornar sua inicial Comentar
 
 
 
Marcia Maria Brisa, cujo nome artístico é Marcia Maria, nasceu em Vitória, Espirito Santo em 05 de fevereiro de 1944.

Famosa, por seu rosto anguloso e detentora de uma vasta e bela cabeleira loira, além de um linda voz, Marcia Maria estreou como atriz em uma pequena participação na série Ceará Contra 007, de Marcos César, vivendo a personagem Sílvia, ao lado de comediantes como Ronald Golias, Jô Soares, Consuelo Leandro e tantos outros!

Sua primeira particpação em telenovela foi em A Última Testemunha, de Benedito Ruy Barbosa, em 1968, na Tv Record, mas foi em Algemas de Ouro, que Marcia Maria se revelou uma grande atriz, ganhando na época o maior troféu da televisão brasileira, o Roquete Pinto.

O auge do sucesso



Sua consagração aconteceu em As Pupilas do Senhor Reitor, também exibida pela TV Record, em março de 1970, onde interpretava uma das pupilas. A novela ficou quase ano no ar e foi um dos maiores sucessos da emissora no gênero.

Em março de 1971 Márcia teve um grande desafio: viver Veridiana, a principal personagem feminina de Os Deuses estão Mortos, de Lauro César Muniz, até hoje considerada pelos críticos de televisão como um dos melhores textos de telenovela.

A presença marcante de Márcia (a Catherine Deneuve brasileira), chamou a atenção do diretor Fauzi Mansur. E foi através dele que ela teve sua estréia no cinema com um dos principais papéis em Uma Verdadeira História de Amor, contracenando com o ator Francisco Di Franco.

Em 1972, após grande sucesso na TV Record, estreava na TV Tupi e se consagrava como a atriz preferida do grande autor Geraldo Vietri.

Atuou em Meu Rico Português, João Brasileiro - O Bom Baiano, Os Apóstolos de Judas, além de Os Inocentes, A Viagem e a histórica Mulheres de Areia.

Após o fechamento da TV Tupi, Márcia ainda se consagra como apresentadora de TV, resgatando seu começo de carreira ao apresentar A mulher dá o recado, na TV Record.

Márcia permanecia quatro horas no ar e é a precursora dos famosos programas femininos. Esse programa ganhou o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Depois disso voltou a fazer novelas no SBT, Bandeirantes e Record. Além disso, atuou no teatro em peças como Morte e Vida Severina e Como o Vento, de Ronaldo Ciambroni.



Sua carreira artística foi pautada de grande sucesso. Atualmente, após lecionar teatro através de sua escola, Márcia está pronta para voltar na telinha.

E essa é a nossa grande homenagem a uma das pioneiras e principais atrizes da televisão brasileira!

Até a próxima edição!
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
 
 
A teledramaturgia da Record liderava o horário com As Pupilas do Senhor R
 
Cartão de Visita: Dra. Márcia Maria da Costa
 
Wagner Moura estará em tributo a Legião Urbana
 
Homenagem: Márcia Maria
 
Televisual: Abertura: Mulheres de Areia
 
 
 
 
LINKS PATROCINADOS
 
 
 
ComentarLer os comentários
 
 
COMENTÁRIOS
 
 
 
Maria
SP - SP
Fico muito triste de ver a Marcia doente e publicar este tipo de foto!
 
lais lucena
ribeirão pires - SP
era menina, tinha 11 anos e assisti a novela em que ela era a veridiana. achei-a tão linda e o nome tambem, que prometi a mim mesma que um dia teria uma filha e ela teria esse nome. hoje eu tenho a minha veridiana. excelente atriz e uma mulher de uma beleza diferente, clássica, uma diva da tv. bom que ela voltasse.
 
reginaldo
são paulo - SP
ruvin singal ,por favor me envia o endereço da escola da atriz marcia maria.estudei com ela .acabei parando e gostaria de voutar.....
 
mônica
natal - RN
oi ruvin encontrei seu blog hoje,procurando noticias da atriz maria isabel de lizandra,quero saber se vc sabe dela atualmente,porque na nete só tem noticias antigas,ela vai voltar para a tv,porque deixou de fazer novelas,sou fã dela desde da época de dona beija,que pude reve-la com a reprise que o sbt colocou no ar,quem souber desta maravilhosa atriz por favor mande para o meu e-mail.monica.stowe@hotmail.com
 
carlos
americana - SP
gostaria de saber alguma coisa sobre o namoro de marcia maria com o cantor roberto carlos, em que epoca isso aconteceu, e parabens por essa materia, ela ao lado de eva wilma são minhas atrizes preferidas, que saudade da tv tupi.
 
oliveira costa
fortaleza - CE
uma das mais brilhantes atrizes da tv. não era para ser esquecida pelas atuais produções. parabéns, ruvin por nos trazer notícias da fantástica márcia maria.
 
nivio bertolazzi
são paulo - SP
caríssimo amigo quero mais uma vez parabenizá-lo pelo excelente texto!!! adorei a matéria com a queridíssima marcia maria, que saudades desta excelente atriz. um grande beijo no seu coração e que deus te ilumine sempre!!!
 
nivio bertolazzi
são paulo - SP
caro ruvin mas uma vez venho parabenizá-lo por mais este texto magnífico sobre a maria isabel de lisandra. se puder deixar mais um pedido à você gostaria de lêr também sobre a nossa queridíssima georgia gomide. um grande abraço
 
oscar roberto jr
sp - SP
gostaria de cumprimentar o prof. ruvin singal pelo excelente texto sobre a grande atriz márcia maria. foi para mim uma agradabilíssima viagem no tempo.
 
nivio bertolazzi
são paulo - SP
caro ruvin, parabéns por este excelente texto. como é bom saber por onde anda estes artistas tão conceituados e que hoje por várias razões não estão mais na mídia. espero que com esta coluna possamos relembrar de todos estes queridos artistas que fizeram ou fazem parte da televisão brasileira. gostaria muitíssimo de saber por anda a nossa querida maria isabel de lisandra.
abraços
 
marli
são paulo - SP
ruvin, parabéns pela coluna, linda matéria. que falta a márcia maria faz em nossas telas, mas enquanto isso não acontece vamos matando a saudade dessa atriz maravilhosa através de homenagens lindas e merecida como esta. nota 10, sem dúvida alguma.
 
renata chapper
são paulo - SP
adorei!!!!em se tratando de teledramartugia e arte, ruvin é o cara!!!!! numa linguagem acessível nos faz conhecer um pouco mais de nossos artistas...
beijos, renata
 
dagmar daré
são paulo - SP
informações sobre pessoas que se dedicaram a uma carreira artística com profissionalismo e ética são sempre bem-vindas porque agregam valores positivos em nossa vida. além disso, são pessoas que nos entretiveram e provocaram muitas emoções! dá uma saudade gostosa! continue assim ruvin, pois foi uma ótima idéia!
 
sandro coutinho
niterói - RJ
lindo e emocionante este texto sobre a márcia maria. resgatar a memória nacional e valorizar nossos queridos artistas enquanto eles estão vivos e atuantes é o que importa. a foto da márcia com o ruvin foi o toque final de emoção. parabéns.
 
douglas de souza vieira
machado - MG
foi casada com cantor romântico na jovem guarda roberto carlos.
 
thais giachetta delgado
são paulo - SP
fui aluna da escola de teatro da marcia,alem de amar essa atriz,tenho o privilégio de ser sua amiga tb.adorei a coluna.
 
rodolfo bonventti
são caetano do sul - SP
uma ótima homenagem para uma estrela que faz muita falta na telinha. parabéns pela iniciativa e pela coluna. queremos mais!
 
cidália singal
são paulo - SP
adorei a nova coluna onde anda você? de ruvin singal. importante resgatar a estória da televisão brasileira, através de seus grandes atores e atrizes. neste caso, a inesquecível e belíssima márcia maria!
 
cleber alves
campinas - SP
ruvim, mais uma vez obrigado por trazer á midia esses grandes ícones da nossa tv. nota 1000 sua coluna!!!
 
antonio
sp/sp - SP
oi ruvin, parabéns, muito bacana esta sua iniciativa de resgatar essas pessoas maravilhosas que estão fora do ar, ou melhor da midia.
sabe que esse foi um trbalho que realizei como conclusão da disciplina de tv na faculdade de jornalismo, nos meus videos e no you tube, tem a entrevista que fiz com lélia abramo, parabéns, a px poderia ser a maria izabel lizandra.. abçs
 
fernando
são paulo - SP
ruvin singal: sua coluna é leitura indispensável para todos que se interessam pelos autênticos valores de nossos meios artísticos. continue nos presenteando com seu trabalho fantástico!
 
yara
sao paulo - SP
a história, memória, identidade, devem ser preservadas, jamais esquecidas.
graças a pessoas como o professor ruvin, interessadas em resguardar fatos e acontecimentos importantes, podemos entrar no túnel do tempo e relembrar momentos inesquecíveis. recordar é viver.
um grande abraço, yara
 
 
NOME
E-MAIL
CIDADE
ESTADO
COMENTÁRIO
DIGITE O CÓDIGO DE SEGURANÇA: CÓDIGO DE SEGURANÇA: 1414

 
 
NOSSOS PARCEIROS
 
 


PUBLICIDADE

 
Cadê você? Patricia Mayo
Cadê você? Victor Wagner
Cadê você? Helena Ramos
Cadê você? Rosa Maria Colyn
Cadê Você? Fafy Siqueira
     » Todos os textos da seção
 
 
 
 
Rodrigo Pagliani é o novo apresentador do "Balanço Geral SP" manhã
SET anuncia acordo tecnológico com associação de TVs universitárias
Dissertação de mestrado: curso Memória Televisiva e a História da Telenovela Brasileira
Memória televisiva e o Canal Viva são tema de dissertação de Mestrado em Comunicação aprovada na Metodista
WeShape explora poder da música na campanha da novela Água Viva
Balanço Geral de Ribeirão Preto bate recorde no interior paulista
Balanço Geral, ao vivo, direto da esplanada do Theatro Pedro II
"Balanço Geral", ao vivo, direto da esplanada do Theatro Pedro II
Os incêndios se sucediam e a memória da nossa TV se perdia em cada um deles
Pedro & Bianca ganha o Prêmio Prix Jeunesse Iberoamericano
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Insensato Coração
 
Ti-ti-ti
 
Araguaia
 
Ribeirão do Tempo
 
O Clone
 
Vale Tudo
 
Morde & Assopra
 
Cordel Encantado
 
 
 


TeleHistória © Tele História - 2010 | Desenvolvimento: swTH Scuzinet Comunicação & Web

CANAIS
EMISSORAS
ESPORTIVOS
HUMORÍSTICOS
INFANTIS
JORNALÍSTICOS
NOVELAS
PROGRAMAS
PESSOAS
ARTISTAS
AUTORES
JORNALISTAS
PERSONALIDADES
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
COLUNAS
PODCASTS
VÍDEOS
ESPECIAIS
SEÇÕES
CONTROLE REMOTO
LISTAS DO TH
   
           
Caso alguma foto inserida neste site seja protegida por direitos autorais ou esteja sem o devido crédito, favor entrar em contato
Quem Somos | Nossa equipe | Anuncie no TH | Acessibilidade | Comunicar erros | Contato | Perguntas frequentes | Política de privacidade

O carregamento se completou em 2,36 segundos