TeleHistória
 
O que você procura?
  
HOME TWITTER ORKUT YOU TUBE R7
TV de A a Z »
0-9 | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | L | K | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

TH NEWS  »  CADÊ VOCÊ?  
  RUVIN SINGAL

Descrição
Quinzenal. Publicada às sextas

Sobre o autor
Advogado e professor da Universidade Mackenzie, Mestre em Educação, História da Arte e História da Cultura. Pesquisador em teledramaturgia, apaixonado pela arte brasileira

  INICIAL DE COLUNAS | NOTÍCIAS | COLUNAS | PODCASTS | VÍDEOS | ESPECIAIS

EM DESTAQUE Visite o portal Bebidas e Afins, o mais novo integrante da família Tele História
 
 
Sexta-feira | 12 de setembro de 2008 | 08:15
 
 
 
Onde anda você? Djenane Machado

 
 
Enviar Imprimir Adicionar aos favoritos Tornar sua inicial Comentar
 
 
 
Djenane Vasconcelos Machado nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 10 de junho de 1951. Filha de Carlos Machado, o rei da noite carioca, e de Gisela, figurinista dos espetáculos que ele montava nos teatros do Rio, ela começou cedo sua carreira de atriz e estreou na TV Globo em junho de 1968, na novela "Passo dos Ventos", de Janete Clair, vivendo a personagem Hannah.

A partir daí, foi emendando uma novela na outra e fez "Rosa Rebelde", "A Ponte dos Suspiros", "Véu de Noiva", "Assim na Terra como no Céu", "O Cafona", onde viveu a impagável hippie Lucinha Esparadrapo, a primeira versão de "A Grande Família", "O Primeiro Amor", "Estúpido Cupido", "Espelho Mágico" e "Ciranda de Pedra". Ainda na Globo, ela apresentou, ao lado de Ney Latorraca, o programa "Saudade Não Tem Idade".

Também fez cinema, em comédias leves como "As Alegres Vigaristas", "Já não se faz amor como Antigamente" e "Sábado Alucinante", e dramas como "Águia na Cabeça" e "Ópera do Malandro", esse seu último filme, em 1986.

Sem trabalho na Globo, Djenane foi trabalhar na TV Cultura, onde realizou o teleromance "Música ao Longe", adaptado por Mário Prata, e depois passou pela TV Manchete, onde fez a minissérie "Tudo em Cima" e a novela "Novo Amor", de Manoel Carlos.

No final da década de 80, se afastou da carreira artística para lutar contra os problemas com as drogas e sofreu as perdas dos pais e do segundo marido em pouco tempo. A partir daí, investiu em tratamentos para abandonar a bebida e as drogas e para se curar de uma grande depressão. Escreveu um livro de poesias há cinco anos e hoje mora em Copacabana, no Rio de Janeiro.

DETALHES DOS PRINCIPAIS TRABALHOS DE DJENANE MACHADO

Na ponte dos suspiros

Ainda em 1969, Djenane partia para a sua terceira novela e vivia a Branca de "A Ponte dos Suspiros", mais uma adaptação de época, só que agora escrita por Dias Gomes, o marido de Janete Clair e estrelada por outro casal famoso nessa época: Carlos Alberto e Yoná Magalhães.
Mais uma personagem que mostrava a graça, a beleza e o talento da atriz.

Véu de Noiva

A quarta novela de Djenane Machado foi justamente aquela que marcou um novo rumo para teledramaturgia na Rede Globo. Escrita por Janete Clair e sem a interferência de Gloria Magadan e suas novelas de época, "Véu de Noiva" foi um grande sucesso e marcou a estréia de Regina Duarte na emissora, fazendo par, pela primeira vez, com Cláudio Marzo. Djenane viveu Maria Eduarda, uma das principais personagens femininas da novela.

Assim na Terra como no Céu

Em julho de 1970, a TV Globo estreava sua segunda novela no horário das 22 horas. Era "Assim na Terra como no Céu", de Dias Gomes, que marcou a estréia de Francisco Cuoco na emissora. No grande elenco, encabeçado por Cuoco, Dina Sfat, Jardel Filho, Renata Sorrah, Paulo José, Maria Cláudia, Carlos Vereza, Arlete Salles e Mário Lago, a presença sempre alegre e simpática de Djenane Machado vivendo Verinha.

A atriz vivia sua segunda personagem em uma história contemporânea, a primeira foi em "Véu de Noiva", e se transformava em uma das principais atrizes do elenco jovem da emissora.

Lucinha Esparadrapo

Em 1971, Braúlio Pedroso escreveu para a Rede Globo a novela "O Cafona", no horário das 22 horas. E aí surgiu o persoangem mais marcante da atriz em todas as novelas que participou: a hippie Lucinha Esparadrapo, que tinha até uma música tema interpretada pelo cantor Bebeto.

A Lucinha Esparadrapo criada por Djenane Machado fazia parte do núcleo cômico da novela e ela se entrosou muito bem com Ary Fontoura, Osmar Prado e Carlos Vereza que compunham os outros hippies da turma. Foi um personagem que colocou a atriz alguns patamares acima e a tornou uma das mais requisitadas pelos autores nessa época.



Lima Duarte e Djenane Machado em Espelho Mágico



Djenane Machado fazendo pose nos anos 1970



Djenane Machado em Estúpido Cupido



Djenane Machado em Estúpido Cupido



Djenane Machado e João Carlos Barroso em Estúpido Cupido
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
 
 
Dissertação de mestrado: curso Memória Televisiva e a História da Telenov
 
A conturbada passagem de uma rosa rebelde pela tela da Globo no final dos
 
Em domingo histórico, 'BBB' perde liderança
 
Enredo Virtual: Os 60 anos da telenovela
 
"Faustão" bate recorde negativo histórico
 
 
 
 
LINKS PATROCINADOS
 
 
 
ComentarLer os comentários
 
 
COMENTÁRIOS
 
 
 
marcia assennato
sao paulo - SP
Alguém tem o contato dela...o e mail....gostaria de conhece la pessoalmente, grande atriz
 
Celia Maria dosSantos Paixao
salvador - BA
O que mais me emocionei foi o amor com que ela cuidou dos pais , largou os seus ideais p/ cuida-los , ja nao se fazem mais filhos assim, e por essas e outras que Deus a de iluminar -la a. voltar ao palco e as telenovelas ,assistir muitas c/ sua personagem tenho sua idade , sempre te acompanhei bjos Dejenane Aguardo-te
 
Eliana
São Paulo - SP
Tenho saudades da atriz djenane machado na tv!!!! Ela precisa estar em alguma novela para aumentar o ibope!!!!Toda vez que me lembro da musica ó nome dela é lucia esparadrapo`não tem como nao lembrar desta linda e talentosa atriz!!!!!!!! Tenho certeza que o retorno dela vai fazer toda a diferença em qualquer canal de tv!!!!!!!!!!!!
 
Nádia Santana Duarte
vila velha - ES
vc djenane deveria voltar . pois faz muita falta no mundo artistico , atriz maravilhosa como vc deixa saudades . bjus no seu coração !!!
 
ANTÔNIO LEITE DE PÁDUA
Belo Horizonte - MG
Djenane Machado - bonito nome e, pode acreditar, inesquecível por mim. Uma pena que você não tenha continuado nas telas. Feliz aniversário.
 
ubiratã stefanini
guarulhos - SP
sempre te achei linda,talentosa e muito determinada. estupido cupido,marcou muito aquele elenco com mederix e outros mas a glorinha era a namorada que todos queriam,por isso em nome de tantas coisas boas que vc proporcionou...volta,vai....bjsssssssssssss
 
oseas perazzoli
São Paulo - SP
Assisti algumas novelas que Djenane Machado trabalhou,e gostaria que ela voltase as tela da tv.
 
carlos
rio de janeiro - RJ
queria saber mais sobre djenane machado onde anda vc vi vc em varas novela da rede globo um abraço um beijao. gosto muito de vc e do seu trabalho o meu telefone e 95286313 queria ver vc na tv .
 
onivaldo izidoro
paranavaí - PR
estes astros, nos encantam, nos fascinm com seus personagens, talentos e beleza, depois desaparacem e nos deixam órfãos de seus talentos. volta djanane! as telas te esperam.
 
marcia freitas
barra do garças - MT
parabéns pelo seu trabalho! qdo criança assisti algumas novelas com djenane machado, fiquei pensando justamente "cadê ela?", resolvi pesquisar e achei esta fanstástica página, onde "achei" outras personalidades já esquecidas, mas fundamentais para o nosso inconsciente coletivo! show!
um abraço,
marcia
 
tadeu josé gomes
delmiro gouveia - AL
gostei desse espaço, e gostaria de sugerir que fosse incrementadas mais informações, exemplo: como vive atualmente a pessoa pesquisada; o que faz e que contenha fotos atuais dos artistas. ficaria interesante, concordam?
obrigado
tadeu gobeu
 
kaky vega
ubatuba - SP
amei saber que djenane machado esta bem, espero que um dia volte as telas - kaky.
 
ruth
praia grande - SP
tinha curiosidade de saber notícias de djenani machado . agradeço a chance de relembra-la. espero que ela esteja recuperada, e que saiba que muita gente a ama muito.
 
agnaldo de souza silva
são paulo - SP
porque que o pessoal da midia fica perdendo tempo com pessoas que declaradamente não querem conversa com eles ,e até os humilham em pulblico? estes profissionais deveriam usarem seus prestigios e tentarem resgatar pessoas que nos deram tantas alegrias no passado e que continuaria nos dando até hoje,se não fosse o preconceito dos falços moralistas.por favor tragam a djenane machado de volta por favor, tragam a djenane machado de volta
 
luzia ap. souza machado
sorocaba - SP
qual o nome da atriz que está a esquerda da atriz djenane machado na foto da novela estúpido cupido?
 
selma prata nunes
rio de janeiro - RJ
adorei amuito tempo queria saber noticias da atriz djenane machado.
 
moisés sales
são paulo - SP
gostaria muito de rever nas tela a volta da talentosa atriz djenane machado. não dá mais para aguentar de ver sempre as mesmas atrizes em papéis seguidos, quando temos grandes talentos guardados. moisés
 
simoneti
dallas,oregon - SP
mr.singal what a good job you did!
 
sonia
são paulo - SP
assistindo a um programa de televisão revi algumas cenas da novela estupido cupido e fiquei curiosa para saber por onde andava a atriz djenane machado e encontrei esta pagina tão bacana, acabei sabendo de outros artistas que fizeram parte da minha juventude. parabéns, estarei sempre por aqui e vou falar para outras amigas que também tem curiosidade para saber onde estão algumas personalidades, um grande abraço.
 
 
NOME
E-MAIL
CIDADE
ESTADO
COMENTÁRIO
DIGITE O CÓDIGO DE SEGURANÇA: CÓDIGO DE SEGURANÇA: 1414

 
 
NOSSOS PARCEIROS
 
 


PUBLICIDADE

 
Cadê você? Patricia Mayo
Cadê você? Victor Wagner
Cadê você? Helena Ramos
Cadê você? Rosa Maria Colyn
Cadê Você? Fafy Siqueira
     » Todos os textos da seção
 
 
 
 
Rodrigo Pagliani é o novo apresentador do "Balanço Geral SP" manhã
SET anuncia acordo tecnológico com associação de TVs universitárias
Dissertação de mestrado: curso Memória Televisiva e a História da Telenovela Brasileira
Memória televisiva e o Canal Viva são tema de dissertação de Mestrado em Comunicação aprovada na Metodista
WeShape explora poder da música na campanha da novela Água Viva
Balanço Geral de Ribeirão Preto bate recorde no interior paulista
Balanço Geral, ao vivo, direto da esplanada do Theatro Pedro II
"Balanço Geral", ao vivo, direto da esplanada do Theatro Pedro II
Os incêndios se sucediam e a memória da nossa TV se perdia em cada um deles
Pedro & Bianca ganha o Prêmio Prix Jeunesse Iberoamericano
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Insensato Coração
 
Ti-ti-ti
 
Araguaia
 
Ribeirão do Tempo
 
O Clone
 
Vale Tudo
 
Morde & Assopra
 
Cordel Encantado
 
 
 


TeleHistória © Tele História - 2010 | Desenvolvimento: swTH Scuzinet Comunicação & Web

CANAIS
EMISSORAS
ESPORTIVOS
HUMORÍSTICOS
INFANTIS
JORNALÍSTICOS
NOVELAS
PROGRAMAS
PESSOAS
ARTISTAS
AUTORES
JORNALISTAS
PERSONALIDADES
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
COLUNAS
PODCASTS
VÍDEOS
ESPECIAIS
SEÇÕES
CONTROLE REMOTO
LISTAS DO TH
   
           
Caso alguma foto inserida neste site seja protegida por direitos autorais ou esteja sem o devido crédito, favor entrar em contato
Quem Somos | Nossa equipe | Anuncie no TH | Acessibilidade | Comunicar erros | Contato | Perguntas frequentes | Política de privacidade

O carregamento se completou em 1,25 segundos