TeleHistória
 
O que você procura?
  
HOME TWITTER ORKUT YOU TUBE R7
TV de A a Z »
0-9 | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | L | K | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

TH NEWS  »  NOVELANDO  
  NILSON XAVIER

Descrição


Sobre o autor
Mensal. Publicada todo dia 18
Nilson Xavier é especialista em novelas, criador do site Teledramaturgia e autor do Almanaque da Telenovela Brasileira

  INICIAL DE COLUNAS | NOTÍCIAS | COLUNAS | PODCASTS | VÍDEOS | ESPECIAIS

EM DESTAQUE Visite o portal Bebidas e Afins, o mais novo integrante da família Tele História
 
 
Segunda-feira | 23 de junho de 2008 | 08:08
 
 
 
Faces: Maria Estela

 
 
Enviar Imprimir Adicionar aos favoritos Tornar sua inicial Comentar
 
 
 
"UMA ATRIZ DEVE FAZER QUALQUER PERSONAGEM. TENHO MUITA VONTADE DE INTERPRETAR UMA CAIPIRONA, UMA MULHER DO POVO, UM PERSONAGEM LIGADO ÀS MINHAS RAÍZES"

Das ingênuas das primeiras novelas até à maturidade, um saldo mais que positivo para a teledramaturgia brasileira

FICHÁRIO

NOME - MARIA ESTELA RIVERA

EM ARTES - MARIA ESTELA

DATA E LOCAL DE NASCIMENTO - BORBOREMA-SP, em 13/04/1942

PROFISSÃO - ATRIZ

PRINCIPAIS TRABALHOS NO TEATRO

NEGÓCIOS DE ESTADO (1984), de Louis Verneuil; MENO MALE (1987), de Juca de Oliveira.

TRABALHOS NA TV

NOVELAS E MINISSÉRIES

TV EXCELSIOR - O CAMINHO DAS ESTRELAS (1965); A PEQUENA KAREN (1966); O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1967); O TEMPO E O VENTO (1967); O DIREITO DOS FILHOS (1968).

TV RECORD - ANA (1968); ALGEMAS DE OURO (1969); AS PUPILAS DO SR. REITOR (1970); OS DEUSES ESTÃO MORTOS (1971); SOL AMARELO (1971); QUARENTA ANOS DEPOIS (1971); OS FIDALGOS DA CASA MOURISCA (1972); O LEOPARDO (1972); CANOA DO BAGRE (1997); MARCAS DA PAIXÃO (2000).

TV TUPI - MULHERES DE AREIA (1973); OS INOCENTES (1974); MEU RICO PORTUGUÊS (1975); UM DIA, O AMOR (1975); RODA DE FOGO (1978); ARITANA (1979).

TV BANDEIRANTES - PÉ DE VENTO (1980); OS IMIGRANTES (1981); CAMPEÃO (1982).

SBT - A LEOA (1982); VIDA ROUBADA (1983); ÉRAMOS SEIS (1994); CHIQUITITAS BRASIL (1997); PÍCARA SONHADORA (2001); MARISOL (2002); ESMERALDA (2004).

TV GLOBO - BOCA DO LIXO (1990); MEU BEM, MEU MAL (1990); DESPEDIDA DE SOLTEIRO (1992); PÉ NA JACA (2006).



Em 1964, ainda como garota-propaganda, e com Agnaldo Rayol em "As Pupilas do Senhor Reitor"



Com Paulo Villaça e Geny Prado em "Os Morros dos Ventos Uivantes"



Com Tony Ramos em "Os Inocentes"



Como Bibiana em "O Tempo e o Vento"



Em "O Caminhos das Estelas", sua primeira novela, ao lado de Procópio Ferreira e Geny Prado

HISTÓRICO

Depois de passar a infância em Ibitinga, muda-se para Bauru, a fim de fazer o Clássico e prestar vestibular para a faculdade de Filosofia. Aos quinze anos, ao procurar emprego como contato publicitário na Rádio Bauru Clube, é contratada como locutora pela emissora. Paralelamente, passa integrar o cast da TV Bauru (canal 2), apresentando-se como garota-propaganda, nos programas dos apresentadores Walter Forster e Moacyr Franco.

Com o apoio de Forster e Walter Avancini, em 1961, chega a São Paulo, para trabalhar na TV Paulista. Com sua graça e elegância, torna-se uma das mais categorizadas anunciadoras da época. Como atriz, aparece nos programas TELEDRAMA e COLÉGIO DE BROTOS.

Tem suas primeiras grandes oportunidades no vídeo, a partir de 1964, quando passa a atuar nas telenovelas da TV Excelsior. Neste período, vive a dondoca Célia, em O CAMINHO DAS ESTRELAS (1965); Kathlyn, em A PEQUENA KAREN (1966); a triste Isabela, em O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1967) - troféu como Atriz-Revelação; Bibiana Terra Cambará, em O TEMPO E O VENTO (1967) e Eva, a secretária de Henrique Martins, em O DIREITO DOS FILHOS (1968).

Já na TV Record, conquista o papel-título da novela ANA (1968) e ganha popularidade com a pupila Clara, par-romântico de Fúlvio Stefanini, em AS PUPILAS DO SENHOR REITOR (1970).

São também relevantes seus trabalhos em OS DEUSES ESTÃO MORTOS (1971)- como Quitéria, personagem inspirado na Scarlet O'Hara de E O VENTO LEVOU...; OS FIDALGOS DA CASA MOURISCA (1972)- vivendo a doce Berta e O LEOPARDO - como Ângela, formando um triângulo amoroso com Altair Lima e Jonas Mello.

Como apresentadora, comanda os programas ASTROS DO DISCO e CANCIONÍSSIMA. No rádio, toma a frente do PARADA DE SUCESSOS e É NOITE TUDO SE SABE, pela Rádio Jovem Pan.

Em 1973, estréia na TV Tupi-SP, no sucesso de MULHERES DE AREIA. Na seqüência, tem seu talento enaltecido em OS INOCENTES (1974) e MEU RICO PORTUGUÊS (1975).

Protagoniza UM DIA O AMOR (1975), ao lado de Carlos Zara e, em RODA DE FOGO (1978), forma, com Eva Wilma e Kate Hansen, a trinca de protagonistas da trama.

Segue nas telenovelas, tendo bons personagens em PÉ DE VENTO (1980), OS IMIGRANTES (1981), A LEOA (1982), DESPEDIDA DE SOLTEIRO
(1992), PÍCARA SONHADORA (2001), etc.



No Hotel Hilton, na festa de lançamento da novela "Mulheres de Areia"



Recentemente em "Pé na Jaca"

ENTREVISTA

DE BAURU PARA SÃO PAULO
Em Bauru fui locutora de rádio e, com o advento do canal 2, passei aos trabalhos como apresentadora e garota-propaganda. Com o incentivo de Walter Avancini e Walter Forster, vim para São Paulo, onde terminei sendo contratada pela TV Paulista. O começo em São Paulo não foi nada fácil. Junto com minha irmã, morei em pensão e, o que mais me desagradava, a princípio, na cidade, era o frio intenso daqueles anos, acostumada que estava com Bauru, uma cidade quente, localizada no oeste paulista.

TV EXCELSIOR
Da Excelsior, trago uma grata recordação da novela O MORRO DOS VENTOS UIVANTES, que me deu o meu primeiro prêmio como atriz. Graças a comunhão do meu trabalho, com o do diretor Dionísio Azevedo e do autor, Lauro César Muniz, minha personagem, Isabela, pôde crescer na trama e cair nas graças do público. Devo, essencialmente, esse trabalho, a Dionísio Azevedo, que descobriu e trabalhou minhas potencialidades artísticas.

COMPANHEIROS DE TRABALHO
São muitos. Certamente, me esquecerei de alguns, mas não há como deixar de ressaltar Walter Avancini, Walter Forster, Ivan Mesquita, Fúlvio Stefanini, Rolando Boldrin, Carlos Zara, Sílvio Santos e David Grinberg.

AS PUPILAS...
O Brasil parou para ver essa novela. Entrei, substituindo a Geórgia Gomide, que já havia gravado alguns capítulos. Liguei para Geórgia e, como amigas que somos até hoje, perguntei se ela não voltaria a fazer a novela. Com a sua negativa, tomei o papel para mim e a novela foi o sucesso que foi.

SAUDADES
Da Tupi, da padaria da Tupi. Do lado humano que não existe mais nas emissoras de televisão. Hoje, verdadeiras indústrias.

MÁGOAS
Não serei hipócrita em dizer que não as tenho. Ninguém passa incólume por essa vida. Guardo-as para mim, não as exteriorizo, mas procuro esquecê-las.

RÓTULO
Negativo. Tenho muita vontade de interpretar uma "caipirona", uma mulher do povo, um personagem ligado às minhas raízes. Acharam que eu tinha o tal do physique du role para interpretar mulheres finas, elegantes... No começo, eram as jovens burguesas, depois, vieram as grã-finas, agora, são as velhas "corocas", risos... Fica monótono sempre criar um mesmo personagem. Mas televisão é isso. Cria-se um personagem, se dá certo, ele te acompanha para o resto da vida.

A TELESPECTADORA
Vejo, com muita felicidade, o crescimento da TV Record, abrindo um novo campo de trabalho. Ressalto também a qualidade técnica das telenovelas atuais e sua linguagem. Sou fanática por qualidade, embora, ache que as tramas, no quesito conteúdo, estejam bastante repetitivas. Só não gosto do jornalismo sensacionalista, que vende a tragédia humana.

ESPAÇO NAS TELENOVELAS
Hoje, o campo de trabalho é reduzido para a minha faixa etária. Os grandes personagens são para os jovens. Acho natural. Também já tive a minha fase.

PROJETOS E
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
 
 
A teledramaturgia da Record liderava o horário com As Pupilas do Senhor R
 
Wagner Moura estará em tributo a Legião Urbana
 
Conta Bueno: Tributo a Johnny... eu estava lá!
 
Eu Vejo Novela: Tributo a Paulo Gracindo, o bem amado!
 
Onde anda você? Maria Estela
 
 
 
 
LINKS PATROCINADOS
 
 
 
ComentarLer os comentários
 
 
COMENTÁRIOS
 
 
 
Simoni silva
SP - SP
Essa atriz é maravilhosa,e linda também tudo que ela faz é um sucesso,pois ela nasceu pra isso só pra brilhar.
 
Simoni
SP - SP
Essa atriz é maravilhosa,e linda também tudo que ela faz é um sucesso,pois ela nasceu pra isso só pra brilhar.
 
Karina
Arujá - SP
Desde a mini série Boca do Lixo em 1990 que acompanho a carreira da Maria Estela. Uma artista mais que completa. Sabe fazer todos os tipos de personagens. Este último papel que ela fez no SBT a Tia Cora de vende-se um véu de noiva superou as minhas espectativas. Maria Estela, continue sendo essa artista maravilhosa e talentosa que você é. E volte logo a atuar. ficarei muito feliz.
 
rafael
belo horizonte - MG
maria estela, quando fez um talentoso trabalho em os inocentes, e posteriormente protagonizou um dia o amor, na extinta e saudosa tv tupi, nunca mais saiu da minha lembrança. uma atriz como poucas, linda, perfeita, uma atuação que com certeza, encantava a todos que a viam no vídeo. hoje, sinto um gde pezar, quando vejo emissoras poderosas, produzindo novelas tão ruins. fiquei super feliz, com a volta de maria estela à tv, na novla do sbt, vende-se um véu de noiva. olha maria estela: estava com muitas saudades de você. com certeza, acompanharei esta novela, pela sua presença e da elaine cristina, que também deixou um vazio muito grande com o seu sumiço. tomara que agora, emissoras de tv, vejam o talento de vocês, e nunca mais mantenham-na afastada das telas. muito sucesso. parabens, pois atualmente vocês duas, continuam lindas!
 
dema de francisco
são paulo - SP
maria estela é inesquecivel e muito querida por mim...a primeira vez que a vi no video foi como glória em algemas de ouro,, e depois me encantei com sua clara da inesquecivel as pupilas do sr reitor, um memoravel trabalho da televisão brasileira onde tudo funcionou perfeitamente...do texto ao trabalho final dos atores...
que saudade de uma televisão que não se repete mais!que saudade dos grandes talentos!..
que saudade de uma época....enfim...saudade da sua quiteria em os deus estão mortos, ao lado da inesquecivel "mãe" marcia real....e da sua doce marilia esperando e espreitando na janela pelo amor de ricardo -carlos zara!...
maria estela é para mim, sinônimo de uma epoca e de uma trupe de atores inesqueciveis como dionisio azevedo,flora geny, marcia real, marcia maria, monetti barone, ivanise senna, kate hansem, reny de oliveira, rolando boldrin,.lolita rodrigues, edy cerri..e tantos...tantos outros...
um beijo saudoso a todos eles que eventualmente lerem esta mensagem
 
 
NOME
E-MAIL
CIDADE
ESTADO
COMENTÁRIO
DIGITE O CÓDIGO DE SEGURANÇA: CÓDIGO DE SEGURANÇA: 1414

 
 
NOSSOS PARCEIROS
 
 


PUBLICIDADE

 
Arquivo Revista TH: Como chegar aos 50 anos de televisão com pique e sucesso?
Arquivo Revista TH: Mauro Alencar transforma "Selva de Pedra" em romance
Arquivo Revista TH: Manoel Carlos: "Gosto de escrever sobre o lugar em que vivo"
Mamonas Assassinas, o cometa da alegria
Arquivo Revista TH: Paladar - um pedaço de "Vale Tudo" em Cuba
     » Todos os textos da seção
 
 
 
 
Dissertação de mestrado: curso Memória Televisiva e a História da Telenovela Brasileira
Memória televisiva e o Canal Viva são tema de dissertação de Mestrado em Comunicação aprovada na Metodista
WeShape explora poder da música na campanha da novela Água Viva
Balanço Geral de Ribeirão Preto bate recorde no interior paulista
Balanço Geral, ao vivo, direto da esplanada do Theatro Pedro II
"Balanço Geral", ao vivo, direto da esplanada do Theatro Pedro II
Os incêndios se sucediam e a memória da nossa TV se perdia em cada um deles
Pedro & Bianca ganha o Prêmio Prix Jeunesse Iberoamericano
+GLOBOSAT ESTREIA DOCUMENTÁRIO "RIO ORANGE E O LAGARTO ARCO-ÍRIS" NA QUINTA-FEIRA, DIA 13
'Hoje Tem' passeios, gastronomia, festa junina sensual, Thriller Live Brasil e Virada Sustentável
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Insensato Coração
 
Ti-ti-ti
 
Araguaia
 
Ribeirão do Tempo
 
O Clone
 
Vale Tudo
 
Morde & Assopra
 
Cordel Encantado
 
 
 


TeleHistória © Tele História - 2010 | Desenvolvimento: swTH Scuzinet Comunicação & Web

CANAIS
EMISSORAS
ESPORTIVOS
HUMORÍSTICOS
INFANTIS
JORNALÍSTICOS
NOVELAS
PROGRAMAS
PESSOAS
ARTISTAS
AUTORES
JORNALISTAS
PERSONALIDADES
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
COLUNAS
PODCASTS
VÍDEOS
ESPECIAIS
SEÇÕES
CONTROLE REMOTO
LISTAS DO TH
   
           
Caso alguma foto inserida neste site seja protegida por direitos autorais ou esteja sem o devido crédito, favor entrar em contato
Quem Somos | Nossa equipe | Anuncie no TH | Acessibilidade | Comunicar erros | Contato | Perguntas frequentes | Política de privacidade

O carregamento se completou em 1,12 segundos