Domingo | 20 de julho de 2008 | 10:39      Imprimir
 
 
 
Cartão de visita: Hélio Costa; Hiran Silveira, Tiago Santiago e Alexandre Avancini; Marli Ferreira; Cátia Fonseca, Eduardo e Silvinha Araújo
 
 
 





HÉLIO COSTA

No último 15 de julho, aconteceu no Hotel Intercontinental, em São Paulo, evento para o lançamento da série de conversores digitais que permitirão a recepção do sinal da TV digital. Marcamos presença e ainda conversamos com o ministro das Comunicações, o grande jornalista Hélio Costa.

Nascido em Barbacena (MG), filho de um taxista e de uma operária, Costa foi o único dos cinco filhos que chegou à universidade. Aos 15 anos, se tornou locutor de rádio, e, aos 20, mudou-se para Belo Horizonte. Foi para os Estados Unidos trabalhar na Voz da América, foi correspondente da Rede Globo, produzindo reportagens marcantes, principalmente para o "Fantástico", e voltou ao Brasil, onde passou a se dedicar à política. Em 1986, foi eleito deputado federal. Também foi senador. Agora, como ministro das Comunicações, destaca-se pelo desenvolvimento da indústria, pesquisa tecnológica, da garantia da TV aberta e gratuita, ampliação das rádios comunitária e defesa do consumidor, além apoiar o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).

Durante o evento, o ministro anunciou que o Banco do Brasil está oferecendo financiamento para a compra de conversores para a TV digital em até 48 meses. Os conversores populares custam a partir de R$ 199.



O ministro Hélio Costa e Zacarias

HIRAN SILVEIRA, TIAGO SANTIAGO E ALEXANDRE AVANCINI

Em recente visita ao RecNov, no Rio de Janeiro, onde são gravadas as novelas da TV Record, encontramos Hiran Silveira, diretor de Teledramaturgia da emissora; o autor Tiago Santiago, que já fez sucessos como "A Escrava Isaura", "Prova de Amor" e "Caminhos do Coração", e agora responde por "Os Mutantes - Caminhos do Coração"; e Alexandre Avancini, diretor-geral da novela.



Hiran Silveira, Tiago Santiago, Zacarias e Alexandre Avancini
Foto: Munir Chatack / Divulgação / TV Record

DESEMBARGADORA FEDERAL MARLI FERREIRA

Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, segunda instância da Justiça Federal, que abrange os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a desembargadora federal Marli Ferreira sorri, satisfeita, por conta das grandes boas notícias recentes. Entre elas, a significativa redução no estoque de processos verificada durante seu primeiro ano frente à administração do Tribunal, e o sucesso dos mutirões de conciliação com o INSS e a Caixa Econômica Federal, que têm possibilitado igualmente a solução de muitos processos que estavam parados há determinado tempo no TRF3, Varas Cíveis e Juizados.

Outro fator de regozijo é sua participação na condição de integrante da comissão que elaborou a Lei nº 11.672, que entra em vigor em 08 de agosto, que livrará o Superior Tribunal de Justiça de analisar milhares de processos sobre o tema. A Lei dos Recursos Repetitivos estabelece que a Justiça de segundo grau irá decidir sobre processos que hoje sobem aos milhares para o STJ, o que tornará todo o trâmite muito mais rápido. Por fim, celebra no mês que vem os 20 anos da instalação da Justiça Federal de Santos, onde foi uma das primeiras juízas.



A desembargadora federal Marli Ferreira e Zacarias

ARQUIVO DO COLUNISTA

EDUARDO ARAÚJO, SILVINHA E CÁTIA FONSECA

Recentemente nos deixou a inesquecível cantora Silvinha, casada com o também cantor Eduardo Araújo, dois ícones da "Jovem Guarda". Em 1999, encontramos com eles e a apresentadora Cátia Fonseca durante o programa "Note e Anote", da Record.



Cátia Fonseca, Edaurdo Araújo, Zacarias e Silvinha

HOMENAGEM ESPECIAL

DERCY GONÇALVES

Morreu ontem a grande Dercy Gonçalves, aos 101 anos. Recentemente fizemos uma homenagem à ela na seção "Arquivo do Colunista". Repetimos a foto abaixo nesse triste momento.



Zacarias e Dercy Gonçalves

Até a próxima semana!

Além do Tele História, a coluna Cartão de Visita é publicada em diversos jornais do interior de São Paulo e Minas Gerais. Os primeiros jornais a publicar a coluna foram O Santarritense, A Gazeta, O Farol, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), e o Correio do Papagaio, de Aiuruoca (MG), que circula em 28 cidades do sul de Minas

 
 
Acesse: www.telehistoria.com.br